A Ritidoplastia, também chamada de LIFTING FACIAL, é a cirurgia que corrige a flacidez do rosto causada pelos efeitos do tempo. Flacidez no terço médio da face, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo do nariz e canto da boca, frouxidão da pele na região da mandíbula e pescoço (a famosa “papada”) podem ser corrigidos através deste procedimento.
O Lifting da testa também poderá corrigir as rugas profundas dessa região, e ainda corrigir a queda das sobrancelhas, devolvendo ao paciente uma face “descansada” e rejuvenescida.
A correção do excesso de pele das pálpebras e bolsas de gordura (cirurgia chamada de Blefaroplastia) também pode ser realizada em conjunto com o lifting, possibilitando um rejuvenescimento global da face.
Outros procedimentos que também podem ser associados são: colocação de prótese de mento para corrigir o queixo muito pequeno, lipoaspiração do pescoço, dermoabrasão de rugas profundas, entre outras.

Anestesia
Pode ser anestesia geral ou, em procedimentos menores, pode-se realizar sedação. A melhor opção será discutida entre o paciente, o cirurgião e o médico anestesista.
Incisões
Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo.
O tecido gorduroso profundo é reposicionado, devolvendo as maçãs do rosto e dando um aspecto rejuvenescido ao terço médio da face.
Uma segunda incisão, abaixo do queixo, pode ser necessária para corrigir a flacidez de pele e músculos do pescoço.
Como em qualquer cirurgia de correção de flacidez, o tamanho das incisões irá depender da quantidade de pele a ser removida.
Orientações Pós-Cirúrgicas
Curativo com bandagens e ataduras são utilizados nas primeiras 24-48hs para reduzir o inchaço. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
Os resultados aparecem com a redução do inchaço e dos hematomas, e é recomendado que o paciente evite exposição ao sol nos primeiros meses de pós-operatório.


Dra. Karin Sumino
Busco sempre entender as necessidades de cada paciente, suas frustrações e seus desejos, para oferecer o melhor tratamento. Tudo isso sempre levando em consideração as condições físicas, os desejos, e principalmente a segurança do paciente.