otoplastia

Orelhas proeminentes, ou mais comumente conhecidas como “Orelhas em Abano”, costumam causar desconforto emocional tanto em crianças quanto em adultos.

A correção dessa condição se chama Otoplastia, e pode ser realizada desde a idade escolar (em torno de 6 anos) até a idade adulta.

A otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. Este procedimento cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Anestesia

Pode ser local com sedação ou anestesia geral. A melhor opção será discutida entre o paciente (ou seu responsável), o cirurgião e o médico anestesista.

A cirurgia

As incisões para Otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.

É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia.

Crianças poderão retornar à escola em até 1 semana. Já os adultos poderão retornar ao trabalho em menos de 1 semana, dependendo do tipo de atividade exercida.